Medrado cancela São Pedro 2026 e confirma prioridade para obras e investimentos em Valença

O prefeito Marcos Medrado anunciou nesta sexta-feira (19), durante o programa Ligação Direta, na Valença FM, o cancelamento dos festejos de São Pedro 2026.

A decisão, segundo o gestor, foi tomada para garantir a continuidade dos investimentos e das obras que estão sendo realizadas em diversos bairros, distritos, povoados, na zona rural e na região litorânea do município.

A medida confirma uma informação que já havia sido antecipada pelo Blog do Pelegrini em 22 de maio, quando publicamos que a Prefeitura avaliava a possibilidade de não realizar o tradicional São Pedro para priorizar recursos em áreas consideradas essenciais para o desenvolvimento da cidade.

Medrado afirmou que a decisão foi difícil, mas necessária para manter o equilíbrio das contas públicas e assegurar a continuidade das ações que vêm transformando a infraestrutura de Valença.

Apesar do cancelamento do São Pedro, a programação junina será mantida através do São João nos Bairros, que levará atrações culturais e apresentações de artistas locais para diversas comunidades do município.

Cairu conquista mais uma vez o Selo de Transparência nos Festejos Juninos

O município de Cairu recebeu, nesta terça-feira (16), o Selo de Transparência nos Festejos Juninos 2026, concedido pelo Ministério Público (MPBA), em cerimônia realizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Representando o arquipélago, a assessora especial de Programas Estratégicos Aline Cabral Paraíso Martins, participou da solenidade que reconheceu os municípios comprometidos com a divulgação responsável dos investimentos realizados durante os festejos juninos.

A certificação é destinada às prefeituras que aderem ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos, disponibilizando informações sobre contratações artísticas, valores investidos, fontes de recursos e programação dos eventos.

A iniciativa é coordenada pelo MPBA em parceria com os Tribunais de Contas, Ministérios Públicos de Contas, União dos Municípios da Bahia (UPB) e demais órgãos de controle.

A conquista reforça o compromisso da gestão municipal de Cairu com a transparência, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e o direito da população ao acesso à informação.

O painel deste ano traz ferramentas ampliadas de consulta, permitindo maior acompanhamento das contratações e fortalecendo o controle social sobre os investimentos realizados nos festejos juninos em toda a Bahia.

Rafa de Hildécio destaca parceria e troca de experiências com o prefeito Eures Ribeiro

O pré-candidato a deputado estadual Rafa de Hildécio voltou a reforçar a importância do diálogo e da construção de alianças baseadas na confiança, no respeito e no compromisso com a população.

Em encontro com o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, Rafa destacou a amizade e a parceria que mantém com uma das mais experientes lideranças políticas da Bahia.

Segundo Rafa, algumas parcerias ultrapassam os limites da política partidária e são fortalecidas por valores como lealdade, aprendizado e dedicação ao serviço público.

Ele ressaltou a admiração pela trajetória de Eures Ribeiro, reconhecido por sua experiência administrativa e pela atuação em defesa dos interesses dos municípios baianos.

“É sempre uma alegria estar ao lado do amigo e prefeito Eures Ribeiro, uma liderança que inspira pela sua trajetória, experiência e dedicação ao povo baiano”, afirmou Rafa.

O pré-candidato também agradeceu pelos conselhos e pela relação de confiança construída ao longo dos anos, destacando que o intercâmbio de experiências entre gestores e lideranças é fundamental para a construção de projetos que contribuam para o desenvolvimento do estado.

“Minha gratidão pela amizade, pelos conselhos e pela parceria de sempre. Seguimos juntos, dialogando, aprendendo e trabalhando por uma Bahia cada vez melhor”, concluiu.

O encontro reforça a aproximação de Rafa de Hildécio com importantes lideranças baianas e evidencia sua disposição de percorrer diferentes regiões do estado, ouvindo gestores, conhecendo realidades locais e ampliando o debate sobre propostas voltadas ao desenvolvimento da Bahia.

Datafolha mostra Lula na liderança da corrida presidencial com 41% das intenções de voto

Os presidenciáveis Lula (PT), Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) – Ricardo Stuckert/Divulgação, Gabriela Biló/Folhapress, Marina Ramos/Divulgação e romeuzemaoficial no Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança da disputa presidencial de 2026, segundo nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20). No principal cenário de primeiro turno, Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro registra 31%.

O levantamento indica que a polarização entre os dois pré-candidatos continua dominando o cenário eleitoral. Em uma eventual disputa de segundo turno, Lula venceria por 47% a 43%, mantendo a mesma vantagem observada na pesquisa anterior.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios brasileiros entre os dias 17 e 18 de junho e possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números também sugerem que Flávio Bolsonaro conseguiu conter, ao menos por enquanto, o desgaste político provocado pelas recentes polêmicas envolvendo o caso conhecido como “Dark Horse”, mantendo seu percentual de intenções de voto em relação aos levantamentos anteriores.

Com pouco mais de três meses para as eleições de outubro, a disputa segue concentrada entre Lula e Flávio, enquanto os demais pré-candidatos aparecem com percentuais bem inferiores nas pesquisas.

CONVITE ESPECIAL

Em nome do Coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Dr. Walberes Braga, temos a honra de convidar você para participar deste momento especial de conscientização, reflexão e valorização da pessoa idosa.

Sua presença será muito importante para fortalecer essa rede de cuidado, acolhimento e defesa dos direitos da pessoa idosa.

Local: Grupo de Ação Comunitária / Casa Francisco de Assis – Valença/BA
Data: 01 de julho de 2026
Horário: 15h

Respeito não tem idade. Dignidade não envelhece.

Polícia Civil da Bahia
5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior

Erika Hilton faz Ratinho pagar pelas besteiras que falou dela

A Justiça de São Paulo determinou que o SBT deve exibir, no Programa do Ratinho, um vídeo de direito de resposta da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).

O vídeo precisa ser transmitido no mesmo horário, com o mesmo destaque e duração das falas feitas por Ratinho em março, quando ele questionou a identidade de gênero da parlamentar.

O juiz André Della Latta Cartaxo entendeu que as declarações ultrapassaram os limites da crítica política e violaram direitos da deputada, configurando discurso discriminatório. MSM

Valença registra mais de R$ 54 milhões em investimentos através de parceria com o Banco do Nordeste

A prefeitura de Valença, através da Secretaria de Agricultura, realizou uma reunião técnica com o representante do Banco do Nordeste (BNB), Neilan Leite, para divulgação dos resultados do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter)

A parceria entre a Secretaria de Agricultura de Valença e o Banco do Nordeste resultou na liberação de mais de R$ 54 milhões em financiamentos para o município, beneficiando setores rurais e urbanos.

O destaque foi a agricultura, que recebeu cerca de R$ 24 milhões destinados principalmente ao fortalecimento das culturas do cacau e da banana.

A Secretaria de Agricultura atua orientando os produtores na emissão do CAF e facilitando o acesso às linhas de crédito, agilizando os financiamentos e contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento no campo.

Eridan garante R$ 1,8 milhão para a saúde de Ruy Barbosa e Rafa de Hildécio prestigia conquista do município

A saúde pública de Ruy Barbosa acaba de receber um importante reforço. A prefeita Eridan de Bonifácio garantiu um investimento de R$ 1,8 milhão para o município, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Prefeitura, fortalecendo a estrutura da rede municipal e ampliando a qualidade dos serviços prestados à população.

O anúncio foi acompanhado pelo pré-candidato a deputado estadual Rafa de Hildécio, apoiador da gestão municipal e parceiro das iniciativas que buscam levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para os moradores de Ruy Barbosa.

Os recursos serão destinados à melhoria da infraestrutura da saúde, aquisição de equipamentos e ampliação da capacidade de atendimento, proporcionando mais conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais da área.

A prefeita Eridan destacou que a conquista é resultado de muito trabalho, articulação e compromisso com as necessidades da população. O investimento também reconhece o esforço da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que vem atuando na busca constante por novos recursos e melhorias para o setor.

Para Rafa de Hildécio, o investimento demonstra que quando há planejamento, diálogo e parceria entre os governos, os resultados chegam à população. Segundo ele, fortalecer a saúde pública é investir diretamente na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento dos municípios baianos.

Com mais essa conquista, Ruy Barbosa segue avançando e consolidando uma gestão voltada para resultados concretos, colocando a saúde como uma das prioridades da administração municipal.